18 outubro 2010

Motivar é preciso


Motivação: é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.
Na verdade, trata-se de três itens – motivação, comportamento e desempenho – que se apresentam estreitamente ligados.
O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo, depende de fatores internos (decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente externo e interno, de atitudes, de emoções de valores etc.) e externos (decorrentes do ambiente que envolve das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, de fatores sociais, de políticas, de coesão grupal existente etc.).
O desempenho é uma manifestação do comportamento humano nas organizações, podendo assim também ser motivado pelo próprio indivíduo (motivos internos) ou pela situação ou ambiente em que ele se encontra (motivos externos).
A compreensão da motivação e do comportamento exige o conhecimento das necessidades humanas, por se tratar de um dos motivos internos mais importantes que orientam o comportamento e o desempenho do indivíduo. Em pesquisas realizadas por diversos autores estudiosos da motivação humana, constatou-se que existem certas necessidades humanas fundamentais e também algumas cujas causas escapam ao próprio entendimento do homem. Essas causas se chamadas necessidades ou motivos e são forças conscientes ou inconscientes que levam o indivíduo a apresentar um determinado comportamento. Assim, conforme dito anteriormente, a motivação se refere ao comportamento, que é causado por necessidades de dentro do indivíduo.
Necessidades fisiológicas
Constituem-se as necessidades primárias, essenciais à sobrevivência do indivíduo. São inatas e instintivas, estão relacionadas no nível mais baixo na classificação hierárquica e exigem satisfação periódica e cíclica. As principais são: alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, abrigo e proteção contra os elementos e de segurança física contra os perigos. Quando satisfeitas facilmente, deixam de ser uma motivação importante e, se forem bem controladas pelo cotidiano, podem nem influenciar no comportamento. Por outro lado, se por alguma eventualidade, elas não forem satisfeitas, passam a atuar com intensidade extremamente forte.
Necessidades psicológicas
Podem ser definidas como as necessidades secundárias e exclusivas do homem. São aprendidas e adquiridas no decorrer da vida e representam um padrão mais elevado e complexo. Raramente são satisfeitas em sua plenitude, por completo, porque o homem, por natureza está sempre buscando maiores satisfações dessas necessidades, que vão se desenvolvendo e se sofisticando gradativamente.
Constituem-se as principais necessidades psicológicas:
  • Necessidade de segurança íntima
É aquela que leva o indivíduo a buscar sua autodefesa, a proteção contra o perigo, à ameaça ou à privação potenciais. Conduz a uma busca sem fim à tranqüilidade pessoal e à uma situação segura para o indivíduo.
  •  Necessidade de participação
Como o homem é um ser social, vive em grupo, ele tem a necessidade de estar participando de alguma coisa ou empreendimento, interagindo a todo momento com o meio e com outras pessoas. Estão relacionadas a essa necessidade, a necessidade de reconhecimento do grupo a que pertence, de aprovação social, de calor humano, de dar e receber amizade etc.
  •  Necessidade de auto-confiança
Está intimamente ligado ao conceito que o indivíduo tem de si mesmo, sendo decorrente da auto-avaliação de cada indivíduo.
  • Necessidade de afeição
Relacionada à condição da vida em grupo e da necessidade de socialização, é a necessidade de dar e receber carinho.
  • Necessidades de auto-realização
É a síntese de todas as outras necessidades, podendo ser definida como o impulso que cada um tem de realizar o seu próprio potencial, de estar em contínuo auto-desenvolvimento. Trata-se de necessidades mais elevadas, produtos da educação e da cultura, podendo, portanto variar muito. Devido à busca constante do homem por novas metas, cada vez mais complexas, raramente são satisfeitas em sua plenitude.

A teoria de Maslow tem grande relevância no estudo da motivação humana.
Em síntese, segundo Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e recorrentes, chamadas necessidades primárias – necessidades fisiológicas e de segurança – enquanto no topo estão as mais sofisticadas e intelectualizadas – necessidades secundárias: sociais, de estima e de auto-realização.

Do ponto de vista administrativo, a motivação deve servir de estímulo à pessoa, a fim de sanar suas necessidades e desejos, provocando comportamentos que promova a realização de seus objetivos. A realização de objetivos pessoais dos funcionários reflete diretamente no seu desempenho dentro da organização, e conseqüentemente na concretização dos objetivos da organização.
Constata-se que, para um trabalho motivacional mais direcionado (onde as estratégias atinjam diretamente as necessidades do grupo ou indivíduo), é preciso um estudo mais profundo de casos específicos, em situações específicas de trabalho, conforme sugerem alguns autores que tratam do assunto. Assim, através de pesquisas e estudos, estabelecem-se as necessidades de determinado grupo de trabalho e também o nível que cada uma dessas ocupa no processo de hierarquização.

Fonte: Recursos Humanos, Idalberto Chiavenato 5ª ed., 1998
           Introdução à Administração, Antonio César Amaru Maximiano 4ª ed.,1995



4 comentários:

  1. A motivação nem sempre vem de forma material, muitas vezes um simples elogio nos faz ter vontade de trabalhar e crescer com a empresa.
    Motivação muitos dizem que vem de dentro, sinto que é isso mesmo, pois se a gente já levanta da cama sem vontade para nada. Não adianta ninguém tentar fazer com que nos anime, pois a motivação, o motivo que nos vai dar forças para continuar tem que vir do nosso interior.

    ResponderExcluir
  2. Motivação é algo que desperta diferentemente em cada individuo seja por elogios, abraços ou um simples gesto, pra que o individuo esteja bem motivado é necessario que ele mesmo se motive.

    Luís H

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a motivação tem que surgir de dentro para fora, porém, também acredito que as coisas que vemos são as mesmas que nos motiva ou não. Assim como a fé vem pelo ouvir, a motivação vem daquilo que se vê. Os fatos que ocorrem ao nosso redor(trabalho, família, circulo social) contam muito para nossa motivação pessoal, de forma à contribuir mais ou menos no fator motivação.

    ResponderExcluir
  4. O ideal é deixar de ver o funcionário como um gasto, mas como parte integrante e importante da empresa e investir neles fundamental para o crecimento e credibilidade da empresa.

    ResponderExcluir