
A Estrutura Organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Existem seis elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura das suas organizações. Esses elementos são: a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização e descentralização e a formalização.
O termo especialização do trabalho ou divisão do trabalho é utilizado para descrever o grau em que as tarefas na organização são subdivididas em funções separadas. A essência da especialização do trabalho é que, em vez de uma atividade ser completada inteiramente por uma única pessoa, ela é divida em um certo número de etapas, cada qual sendo realizada por um indivíduo.
Departamentalização: depois de dividir o trabalho por meio da especialização é necessário agrupar as atividades para que as tarefas comuns possam ser coordenadas, essas atividades podem ser agrupadas de acordo com as funções, com o produto, por critérios territoriais e por processo.
Cadeia de comando: é uma linha única de autoridade que vai do topo da organização até o escalão mais baixo, determinando quem se reporta a quem na empresa. Ela responde às perguntas dos funcionários, do tipo “Se eu tiver um problema, com quem eu devo falar?” ou” Por quem sou responsável?”
Amplitude de controle: é importante porque, em boa parte, é ela que vai determinar o número de escalões de chefia que uma empresa terá. Se tudo mantiver estável, quanto maior a amplitude, mais eficiente sera a organização.
Centralização: se refere ao grau em que o processo decisório esta centrado em um único ponto da organização, normalmente diz se que uma organização é centralizada quando a cúpula toma todas as decisões com pouca ou nenhuma participação do pessoal dos escalões inferiores.
Descentralização: o processo decisório é ampliado para a participação dos escalões inferiores os funcionários se sentem menos distantes daqueles que tomam decisões que afetam as suas vidas.
Formalização: refere-se ao grau em que as tarefas dentro da organização são padronizadas, quando uma tarefa é muito padronizada seu responsável tem pouca autonomia para decidir o que, quando e como deve ser feito.
Fonte: Comportamento Organizacional, de Stephen P. Robbins 9ª ed., 2002
Eu como diretora financeira a Cia da Batata, tento fazer com que todos fiquem por dentro de tudo que se passe com o meu departamento, uma vez que muita coisa ou quase tudo depende do meu departamento.
ResponderExcluirA Cia da Batata tem uma estrutura organizacioanal onde a areas são interligadas, isso para um bom desenvolvimento da empresa, existindo comunicação entre os departamentos.
ResponderExcluirA estrutura organizacional é muito importante para a empresa e deve se encaixar com o tipo de funcionamento da empresa, ao tipo do produto e aos clientes.
ResponderExcluir