
Cultura mercenária: essas organizações são ferozmente focadas em seus objetivos, as pessoas são intensas e determinadas em suas metas, fixação em realizar tudo rapidamente e um poderoso senso de propósito. A cultura mercenária não pretende apenas vencer, mas destruir seu inimigo. O lado negativo dessa cultura é que ela pode levar ao tratamento quase desumano das pessoas cujo desempenho é avaliado como fraco.
Cultura fragmentada: para essas organizações o comprometimento é primeiro, e quase que exclusivo, do indivíduo com suas tarefas. Existe pouca ou quase nenhuma identificação com a organização, os funcionários são julgados apenas quanto à sua produtividade e à qualidade de seu trabalho. O principal aspecto negativo dessa cultura é que ela é extremamente crítica em relação às pessoas e não apresenta coleguismo algum.
Cultura de comunidade: Esta cultura valoriza tanto a camaradagem quanto ao desempenho. As pessoas têm uma sensação de familiaridade, ao mesmo tempo, em que existe foco implacável sobre a conquista dos objetivos. O lado negativo desta cultura é que ela consome totalmente a vida da pessoa, seus líderes são carismáticos, freqüentemente buscam criar discípulos em vez de seguidores, resultando em um clima de trabalho quase religioso.
Fonte: Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins. 9ª ed.,2002
Na Cia da Batata identificamos a cultura de trabalho em rede, pois as pessoas estão juntas desde a fundação da empresa e mantinham uma amizade antes disso, procurando agir da forma mais profissional possivel para essa amizade não interfira nos negócios e para que os novos colaboradores não se sintam intimidados com esse clima de camaradagem.
Trabalho na Cia da Batata, desde a sua criação, vejo a cultura da empresa como comunidade, pois todos se empenham em fazer a empresa crescer. Por se tratar de uma empresa muito nova no mercado, todos os componentes da equipe querem que ela cresça sempre mais, para assim crescermos juntos.
ResponderExcluirAna
Me sinto satisfeito em trabalhar na Cia da Batata, pois nela eu consigo enchegar uma equipe, por ter em sua cultura o trabalho em equipe e motivação, esses dois aspectos é o que faz chegarmos ao sucesso.
ResponderExcluirProcuramos integrar os novos colaboradores da melhor forma possivel, para que não se sintam deslocados, pois não queremos correr o risco de perder funcionários de qualidade por algo que pode ser mudado com um pouco de esforço.
ResponderExcluir